Um Zé Nada Mané
O filme retrata a história de José Roberto Bento, o Zé Mané, morador da Maromba, um vilarejo de Visconde de Mauá/RJ. Com belas cachoeiras e uma paisagem de tirar o fôlego, Visconde de Mauá fica bem na divisa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, e é dividida entre as vilas de Mauá, Maringá e Maromba.
A colonização de imigrantes trouxe o charme da arquitetura européia combinado com o clima frio da região, tornando-se um pólo turístico a partir dos anos 1980. Ainda na década de 1970, os adeptos do movimento hippie descobriram a região e fizeram de Visconde de Mauá sua "comunidade alternativa".
A ideologia hippie do livre pensar, corpo nu e integração com a natureza, encontrou terreno fértil nessa região privilegiada por muito verde e nascentes de águas cristalinas. Nessa época, veio também para a região o escritor e terapeuta, Roberto Freire com sua terapia-anarquista, a somaterapia, bem como adeptos do Santo Daime, uma religião surgida nos anos 20 no interior do Acre. O choque cultural diante dessa fusão de pensamentos trouxe uma série de mudanças para as pessoas da terra, que, assim como Zé Mané, foram criadas sob o manto de outros valores e paradigmas. Assim, Zé Mané traz consigo a alma e o suor do homem da terra, que cresceu e sobreviveu na roça, e instintivamente soube incorporar e aproveitar as novidades trazidas pelos forasteiros. O documentário iniciará com imagens da região da serra da Mantiqueira, a subida da serra até Visconde de Mauá, os vilarejos de Maringá RJ, Maringá MG , Maromba RJ e terá vários depoimentos intercalados de pessoas que convivem e conviveram com José Roberto Bento (Zé Mané), como artistas (Ator, Artista Plástico, Músico), ex-jogador da seleção brasileira de voleibol, grandes executivos, terapeuta, corretor de imóveis, proprietários de pousada, ex-hippies, moradores da terra, amigos, parentes, bem como as três mães que o criaram e o próprio José Roberto Bento.
Os depoimentos serão intercalados com imagens do dia a dia do personagem em várias atividades.
Quer ajudar? Acesse aqui:
Para ver o teaser documentário:
Comentários
Postar um comentário